Servidores da Arcon participam do XVI Fórum Ibero-americano de Regulação, em Brasília

Enviado por dayane.baia em qui, 28/11/2024 - 12:21

Evento reúne reguladores da América Latina, Caribe e países de língua portuguesa

Servidores da Arcon participam do XVI Fórum Ibero-americano de Regulação
Foto: Célio Bonfim/ ABAR

O XVI Fórum Ibero-americano de Regulação reuniu, em Brasília, desde o dia 25, representantes de entidades reguladoras de diversos países da América Latina, Caribe e países de língua portuguesa.

Organizado pela Associação de Entidades Reguladoras de Recursos Hídricos e Saneamento das Américas (Aderasa), o evento promoveu a troca de experiências e o debate sobre temas chave relacionados à regulação dos serviços públicos. A Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR), principal entidade reguladora do Brasil, foi a promotora do Fórum.

Rosimar Borges, analista em Regulação de Serviços Públicos da Arcon, destaca os temas debatidos durante o evento. “Os assuntos mais abordados foram a universalização do acesso aos serviços de saneamento básico e as mudanças climáticas. Um tema que me chamou muita atenção foi a implantação de um sistema de informação como o caminho mais eficiente para o suporte ao recebimento, compartilhamento, análise e tramitação de informações e processos nas atividades de regulação e fiscalização", pontua.

Ela também menciona os avanços tecnológicos nas atividades de regulação. “O principal destaque, na minha opinião, seria a inovação tecnológica e a gestão de dados utilizando Inteligência Artificial para uma regulação mais eficiente, além da utilização de Business Intelligence (BI), visando agilizar as decisões estratégicas”, complementa.

Luis Flávio Lima, analista de Apoio à Regulação de Serviços Públicos da Arcon, também ressalta as vantagens da evolução tecnológica. "Merece destaque os avanços advindos da incorporação de plataformas e da IA, que aprimoram a fiscalização e, ao mesmo tempo, reduzem o tempo das mesmas, promovendo a qualidade do serviço que se reverte à sociedade. A troca de experiências, bem como a visão técnica e de processos, contribui para aprimorar as ações da Arcon com base na incorporação advinda do conhecimento das experiências", afirma.

Servidores da Arcon participam do XVI Fórum Ibero-americano de Regulação
Foto: Divulgação/ Arcon

O XVI Fórum Ibero-americano de Regulação é uma importante oportunidade para networking entre autoridades internacionais em saneamento e recursos hídricos. A Aderasa, criada em 2001, conta atualmente com 19 entidades reguladoras de 18 países das Américas e Caribe, além de Portugal. Para esta edição do evento, foram convidados representantes da recém-criada Associação de Reguladores dos Serviços de Água e Saneamento dos Países de Língua Oficial Portuguesa (LusoReg), que reúne autoridades de Portugal, Brasil, Moçambique, Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Timor-Leste.

A programação em Brasília inclui nos próximos dias a participação dos representantes nas câmaras técnicas da ABAR e uma reunião na Agência Nacional de Águas (ANA).