Empreendimento será a primeira rede de distribuição de gás natural do Estado
Equipes da Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos (Arcon), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e Procuradoria-Geral do Estado (PGE) conheceram, na segunda-feira (2), as instalações da Companhia de Gás do Pará, em Barcarena, nordeste do estado.
Flexa Ribeiro, presidente da Gás do Pará, destacou os benefícios que o gás natural trará para Barcarena e todo o território paraense.
“Estamos apresentando as instalações prontas para as secretarias. O próximo passo agora é a chegada do gás natural da New Fortness Energy (NFE), vindo de navio, que será condicionado pela Companhia Gás do Pará, e em seguida distribuído para o consumidor final”, explicou o presidente.
Entre os presentes na comitiva estiveram representantes dos Grupos de Trabalho de Energia e Transporte e Núcleo Jurídico. O diretor geral Eurípedes Reis pontuou as vantagens do novo serviço. “Vai trazer menos poluentes, economia, energia renovável e atrativos para o estado. A Arcon, como agência reguladora, atua em vários modais, inclusive no de energia, e irá controlar o serviço”, informou o gestor.

O Governo do Estado, por meio da Gás do Pará, em um primeiro momento vai distribuir gás para empresas e indústrias locais. Na fase seguinte, também será ofertado gás natural comercial e residencial, canalizado e para veículos - GNV (gás natural veicular).
A importância do apoio jurídico foi ressaltada pelo procurador-geral do Estado, Ricardo Seffer. “Vamos dar todo o embasamento jurídico para este mercado, trabalhando em alterações e alternativas legislativas que irão regulamentar e trazer as regras para este mercado se desenvolver, em benefício da sociedade paraense”, frisou.
A introdução do gás natural na matriz energética do Pará fomentará a competitividade e verticalização da indústria local, atraindo novos empreendimentos industriais a partir da utilização de um combustível mais barato pela frota veicular, no transporte público e em veículos da administração pública.

“Temos o que é de mais moderno e que está despontando no mundo de matriz energética. Isso, com certeza, fará a diferença na conta de luz do paraense no futuro”, disse Paulo Bengtson, titular da Sedeme.
A Companhia Gás do Pará é uma distribuidora que receberá o gás natural da New Fortness Energy, fará o beneficiamento e distribuirá pelos gasodutos. Também será responsável pela distribuição e comercialização de gás canalizado, podendo ainda explorar outras formas de distribuição de gás natural ou manufaturado, inclusive comprimido ou liquefeito, de produção própria ou de terceiros, nacional ou importado, para fins comerciais, industriais, residenciais, automotivos e de geração termelétrica.
Com informações de Jessica Gatti (Ascom/Companhia Gás do Pará)