Estudantes de nível médio vão auxiliar usuários no novo sistema de transporte integrado
A Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon) iniciou, nesta sexta-feira (24), a acolhida aos estudantes de nível médio selecionados para atuar no BRT Metropolitano. A primeira turma de estagiários é de Santa Izabel, Santa Bárbara e Benevides, municípios que integram a rede do Sistema Integrado de Transporte da Região Metropolitana (SIT/RMB), juntamente com Ananindeua, Marituba, Castanhal e Belém.
Durante o encontro, os estudantes assistiram uma apresentação sobre o funcionamento do BRT Metropolitano e a importância da atuação deles junto aos usuários quando o sistema estiver em operação. “Este é o início da implantação do BRT Metropolitano. Agora, temos um grande desafio que é colocar em operação esse sistema, melhorando a vida das pessoas e o trabalho de vocês será supervisionado. Cada um vai exercer m papel muito importante na orientação dos usuários do serviço nos pontos de ônibus”, destacou o diretor geral da Arcon, Eduardo Ribeiro, durante o treinamento com os estudantes.

De acordo com o planejamento operacional do sistema, Benevides deve ser contemplada com três linhas alimentadoras, enquanto que Santa Bárbara e Santa Izabel, terão uma linha em cada município. Os usuários farão transbordo no Terminal de Marituba e poderão acessar outras linhas alimentadoras e troncais, pagando uma única passagem no valor de R$ 4,60. O BRT Metropolitano terá um sistema de bilhetagem digital exclusivo, com possibilidade de pagamento por cartão digital, aplicativo de celular ou em dinheiro em espécie.
O diretor de Transporte Metropolitano da Arcon, Gilberto Barbosa, ressaltou que a acolhida e o treinamento dos jovens estudantes - estagiários, na verdade - é fundamental para que entendam o funcionamento do sistema e como será o serviço, o fluxo de linhas e a bilhetagem. "A mobilidade é fundamental para o cidadão e para o desenvolvimento econômico. Esse investimento busca ofertar uma mobilidade eficiente na região metropolitana, refletindo na qualidade de vida para as pessoas”, comentou.

Ruberth Padilha, 17 anos, é residente de Santa Izabel do Pará, cidade que terá uma linha de serviço urbano, pela primeira vez. Atualmente o município é atendido apenas com o transporte coletivo intermunicipal. “É algo inédito tanto para mim como estagiário, quanto para Santa Izabel do Pará, recebendo esse sistema novo de transporte que promete melhorar muito a qualidade de vida da população. Em particular, a experiência como estagiário teve uma belíssima recepção, eu vejo que pode me abrir muitas portas no futuro”, afirmou o estudante.
Já Daniela Cavalcante, 17 anos, vai atuar em Santa Bárbara. “Estou muito feliz com a oportunidade para mim e para o meu município, pois lá ainda não temos uma boa estrutura. Eu vou dar o meu máximo para contribuir com as informações, tem pessoas que às vezes não conseguem pegar um ônibus com facilidade e o BRT vai ajudar bastante”, pontuou a estagiária.
A contratação de estagiários integra a estratégia de implantação do BRT Metropolitano, que terá mudanças na operação para os usuários, com maior capilaridade nos municípios da RMB. A estrutura construída é inédita no Pará e inclui linhas alimentadoras, terminais de integração com plataformas, túneis, além de um corredor viário para linhas troncais dotado de passarelas, estações de passageiros e sistema exclusivo de bilhetagem eletrônica.