Início » Noticia » Arcon-PA busca soluções para melhorias do transporte para o Marajó

Arcon-PA busca soluções para melhorias do transporte para o Marajó

A   qualidade dos serviços prestados à população  pelas empresas operadoras de transporte hidroviário para o Marajó motivou  a Agência de Regulação e  Controle dos Serviços Públicos  do Pará (ARCON-PA),  a realizar uma reunião  nesta segunda-feira, 02 de setembro na sede do órgão, em Belém.   As  constantes denúncias recebidas  na  Arcon-PA   envolvendo a problemática da segurança e qualidade do  serviço de transporte para o Marajó, levou a agência a mobilizar   os  órgãos e entidades civis envolvidas na busca de propostas para garantir a qualidade do serviço oferecido a população.

“ A quantidade de denúncias da população quanto  a  segurança das embarcações , a demora no tempo de viagem,  a qualidade dos equipamentos, a acessibilidade dos deficientes motivaram a busca de soluções para mudar este cenário, garantindo a segurança das viagens. A intenção  é traçar uma proposta em parceria com os órgãos  envolvidos com a segurança, as empresas operadoras e a população para a melhoria do serviço oferecido” , explica Ivan Bernaldo diretor de fiscalização da Arcon-Pa.

Foram convocados representantes do Ministério Público, Capitania dos Portos, Movimento Acorda Marajó, Associação Comercial de Soure , Câmara Municipal de Soure, empresas operadoras.   Dário Pedrosa, do Movimento Acorda Marajó participou da reunião, e  ficou satisfeito com a atenção dada pelo  Governo do Estado por meio da Arcon para mudar o cenário atual.  Dário desabafa que a  deficiência e a falta de qualidade  do transporte hidroviário no Marajó, é um problema antigo, mas estamos confiantes  com a atenção dada pela gestão atual. “A partir do momento  em que  recebemos atenção, participando de debates nivelando as propostas e problemas para dar uma definição, nós  acreditamos que estamos próximos da conquista de melhorias no transporte para o Marajó. Nós  estamos vendo o processo está sendo conduzido de maneira eficiente”, comenta Dário.

O promotor de Justiça, Marco Aurélio revela o diálogo mantido entre Governo do Estado e demais órgãos em busca de oferecer um transporte de qualidade à população do Marajó tem sido facilitado, e a  união de   esforços entre Ministério  Público , Arcon-Pa, Capitania dos Portos e outras entidades sociedade civil tem sido produtivas para a pauta em questão.  “Nós temos um grupo de trabalho no Ministério Público  com promotores de Soure e Salvaterra atuando na busca de  soluções junto a Arcon-PA, Marinha para que se chegue a  um consenso com  as empresas  operadoras  levando à  população  do  Marajó  um transporte seguro e de qualidade ”, afirma o promotor Marco Aurélio.

O  promotor de  Justiça de Soure, Guilherme Coelho, conta  que   alguns ajustes no transporte hidroviário  para o Marajó   serão  anunciados em breve, mas  serão necessários estudos técnicos que serão apresentados numa nova reunião programada para o dia 12 de setembro. “Hoje   alinhamos  as próximas  ações que serão adotadas no dia 12,  com previsão de  divulgação de mudança de horários, substituição de equipamentos antigos por outros mais adequados, mas existem fatores climáticos  e operacionais que serão analisados de forma  técnica, além da questão da garantia da gratuidade  para que as mudanças sejam  aplicadas e divulgadas à sociedade”, explica o promotor Guilherme.